Simulacro Mogadouro

xoves, 26 Setembro, 2019 - 08:15
Simulacros

Os desportos de natureza e turismo ativo (DNTA) são uma realidade cada vez mais procurada e acessível, o que tem levado a um aumento exponencial do número de praticantes e por consequência, do número potencial de acidentes em zonas montanhosas do país.

Neste contexto e seguindo a política institucional de promoção da prevenção e gestão da segurança, no âmbito da prática de DNTA, a Guarda Nacional Republicana, conjuntamente com outros parceiros, integrados no projeto ARIEM PLUS, assumiu a responsabilidade de organizar um evento subordinado à temática da Busca e Resgate em Montanha.

Deste evento, faz parte integrante um exercício multidisciplinar de resposta conjunta, com forças de resgate de Portugal e Espanha, em virtude da simulação de ocorrência de dois acidentes decorrentes da prática de DNTA, em zona fronteiriça.

O evento realiza-se no concelho de Mogadouro. Por sua vez, o exercício tem como cenário as famosas Arribas do Douro, em pleno Parque Natural do Douro Internacional, classificado como Património Mundial da UNESCO. Este é conhecido pelas suas famosas arribas e escarpas abruptas, que separam o planalto mirandês do território espanhol, sendo muito procurado para a realização de diversos DNTA, em particular para a realização de caminhadas e escalada clássica em grandes paredes.

 

 

 

Documentos
AnexoTamaño
PDF icon manual_simulacro_mogadouro.pdf1.32 MB

 

Logo axega
Logo ccdrn
Logo cimaltominho
Logo gnr
Logo jcyl
Logo inem